top of page

Sobre nós

COMUPRA.png
IMG_20210920_090605982.png

“Eu ajudo a melhorar o mundo, comecei pelo Onça”

Karen Abreu

O que fazemos?

 

       Somos uma organização criada pela comunidade do bairro Ribeiro de Abreu em 2001. Acreditamos que não há cidadania sem consciência ambiental. Num projeto que une sustentabilidade e luta por moradia digna, promovemos uma transformação na região do Baixo Onça, realizando ações em benefício da população local e do patrimônio natural. O Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA) e do Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, realiza ações de contribuição para melhoria da qualidade de vida da comunidade nas áreas de educação, saúde, trabalho, lazer, geração de renda, ecologia e consciência da cidadania. O COMUPRA e o Movimento atuam na região do Baixo Onça, composto pelos bairros Ribeiro de Abreu, Novo Aarão Reis, Paulo VI, Ouro Minas e Quilombo Mangueiras.

     O Ribeirão Onça é considerado o maior poluidor do Rio das Velhas e expõe, de forma incontestável, a degradação de toda a bacia. Infelizmente, uma belíssima beleza natural, com enorme potencial para lazer e turismo, é escondida debaixo do entulho, lixo e esgoto.

      Com a atuação do COMUPRA já conquistamos a duplicação e iluminação da Rodovia MG-20, relocalização de 700 famílias que estavam em área de risco e de outras 400 famílias que estavam em áreas de risco muito alto, além da ocupação coletiva das margens do Ribeirão Onça com área de lazer e convivência, campinho, horta comunitária e agrofloresta. Além disso, em 2014, apresentamos para a PBH a demanda para criação e construção do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça.

Como fazemos?

 

      Realizamos debates, reuniões e eventos periódicos, cursos/oficinas de formação, mutirões de recuperação ambiental e de construção comunitária de espaços de lazer e convivência, plantio de árvores, hortaliças e proteção de nascentes. Nosso trabalho é em prol da mobilização social e comunitária dos moradores, comerciantes locais, alunos das escolas públicas e usuários das unidades básicas de saúde de toda a região, visando à educação ambiental e recuperação do Ribeirão Onça.

      Ao longo dos anos, o COMUPRA foi construindo relações fortes com vários movimentos sociais e ambientais, além de instituições públicas e privadas, como Prefeitura de Belo Horizonte - PBH (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, URBEL), PUC Minas, FUMEC, UFMG, Projeto Manuelzão, Escolas Municipais e Estaduais do entorno, Unidades Básicas de Saúde, Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, dentre outros. Assim, promovemos o diálogo entre a comunidade e as instituições que podem ter um impacto sobre ela.

Por que fazemos?

 

O COMUPRA atua de forma direta na periferia das regiões norte e nordeste, que lida com e ausência de recursos básicos e alto índice de violência. No entanto, entendemos que as potencialidades que o Ribeirão Onça e os bairros do entorno apresentam são recursos para o enfrentamento à pobreza e que possibilitam o desenvolvimento das pessoas e da região. As riquezas naturais ainda presentes são a força para buscarmos o equilíbrio social e ambiental, focando na inovação, mas também no resgate histórico-social e cultural do Baixo Onça.

Onde fazemos?

 

Trabalhamos em prol da comunidade do bairro Ribeiro de Abreu e região, por meio da requalificação de uma área socialmente vulnerável e rica em nascentes, vegetação e recursos hídricos. A luta pela transformação sócio-ambiental da região impacta não somente a vida da população ribeirinha e local, mas de toda Região Metropolitana de Belo Horizonte, acreditando que é possível viver com o rio vivendo.

Nossos esforços já geraram frutos, como a cessão da fazenda Capitão Eduardo para abrigar a sede do COMUPRA, onde são realizadas oficinas gratuitas, encontros da comunidade, produção de alimentos agroecológicos, e venda de produtos feitos pela moradoras da região. Há também, a ocupação coletiva e comunitária de espaços públicos, com a recuperação da mata ciliar das margens do Ribeirão Onça e construção de áreas de lazer e convivência.

Quem faz?

 

Os integrantes do COMUPRA são pessoas da comunidade, integrantes do Movimento Deixem Onça Beber Água Limpa, parceiros e simpatizantes da luta.

bottom of page